بسم الله الرحمن الرحيم
Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso
السلام عليكم
Que a paz esteja com vocês!
Que a paz esteja com vocês!
Já ouvi algumas irmãs questionarem a respeito de um modelo de vestido de noiva para usar com hijab no grande dia. No meu casamento me preocupei primeiro com o véu, pois sem dúvida o meu vestido teria que se adequar a ele.
No Islam, o vestido de noiva varia conforme o lugar, podendo alterar cor, corte, etc. O importante é seguir os preceitos religiosos. Seja onde for, o vestido de noiva é sempre um destaque. Mas de onde vem o fascínio por esta vestimenta?
A prática do casamento é mais antiga do que andar para trás. A forma de realizá-lo sofreu mudanças ao longo do tempo, mas ninguém pode negar que em grau maior ou menor ele é um acontecimento. E o que falar do vestido da noiva?
Conforme a época, a função do vestido ganhou aspectos diferentes. Já foi motivo de provar o poder familiar, pois era através dele que a família mostrava que o noivo e sua família tinham feito um bom negócio, no real sentido do termo. A cor vermelha predominou durante a Idade Média por ser considerada a cor do amor, enquanto a cor preta foi adotada durante os séculos XVI e XVII com um sentido de religiosidade.
Até chegar à cor branca muito tecido foi medido. Não há consenso quanto a quando ou quem lançou tal moda. Segundo o site www.guiadoscuriosos.com.br, a responsável é a rainha Vitória, século XIX, que copiou da rainha Maria de Médici da França, no século XVII; que copiou da rainha escocesa, Mary Stuart, no século XVI. Brincadeiras a parte, não há registro que houve cópia, mas duvido que se houvesse alguma das rainhas iria admitir, He!He!He!
Nos três casos, a motivação foi diferente. Mary quis usar o vestido branco em homenagem a família de sua mãe que possuía a cor em seu brasão. Maria deu uma de rebelde, trocando o preto por branco, mas lhe atribuíram a atitude por querer afirmar sua pureza. Quanto a Vitória lhe atribuíram a escolha por ser a rainha que se casou por amor. O traje preto de viúva é atribuído a ela também, pois depois que seu amado morreu, ela passou a usar roupas somente com esta cor.
Segundo o site http://zankyou.terra.com.br a tendência dos vestidos de noiva para 2011 era o vermelho, seja totalmente ou um misto de cores.
De início, meu vestido tinha uma calda enorme, mas decidi tirá-la e aproveitar o tecido na manga. A calda também tem uma história interessante, pois era para ostentar as posses da família da noiva. Quanto maior a calda... Como a ostentação deve ser evitada no Islam, achei que não tinha nada a ver (não que eu tivesse algo a ostentar!).
Pra terminar, mais uns modelitos. Futuras noivas, podem aproveitar as dicas.
Mais modelos no meu facebook.
Que a paz esteja com vocês!
Tudo azul |