بسم الله الرحمن الرحيم
Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso
!السلام عليكم
Que a paz esteja com vocês!
Uma das expressões que é sinônimo da devoção, confiança e submissão de um servo a Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, é "se Deus quiser" (إن شاء الله), inshaAllah. Isso porque quando, ao fazer qualquer plano, ter qualquer intenção futura, devemos acrescentá-la.
Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, ordena no Sagrado Alcorão:
وَلَا تَقُولَنَّ لِشَيْءٍ إِنِّي فَاعِلٌ ذَلِكَ غَداً
إِلَّا أَن يَشَاءَ اللَّهُ وَاذْكُر رَّبَّكَ إِذَا نَسِيتَ وَقُلْ
عَسَى أَن يَهْدِيَنِ رَبِّي لِأَقْرَبَ مِنْ هَذَا رَشَداً
"E não digas a respeito de uma cousa: 'Por certo fá-la-ei, amanhã',
Exceto se acrescentares: 'Se Deus quiser! 'E lembra-te de teu Senhor, quando O esqueceres.
E dize: 'Quiça, meu Senhor me guie ao que é mais próximo que isso, em retidão'."
(A Sura da Caverna 23 - 24)
Ao obedecermos este mandamento não quer dizer somente que esperamos ter nossos planos realizados conforme o que planejamos, quer dizer que esperamos que nossos planos estejam de acordo com o desígnio de Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja. Desta forma, um muçulmano jamais deve acrescentar uma expressão que possa limitar ou contradizer a nossa confiança e submissão no Altissímo, como por exemplo ''e Ele quer''. Pois esta expressão limita seu significado a " Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, fará exatamente o que quero". Se confiamos no Senhor, sabemos que Ele fará o melhor para nós, porém pode não ser o que queremos. Além disso, esta expressão mostra a nossa arrogância. Quem somos nós para saber quais são os planos do Criador? E a arrogancia é algo garvíssimo, como foi relatado pelo Profeta Muhammad (صلى الله عليه و سلم):
"Desde que o homem persista em sua arrogância e altivez, será inscrito entre os déspotas e, por tanto, receberá o mesmo castigo que eles". (Tirmizi)
Quanto aos que esquecem:
"E lembra-te de teu Senhor, quando O esqueceres.
E dize: 'Quiça, meu Senhor me guie ao que é mais próximo que isso, em retidão'."
Como sabemos, Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, é misericordioso. Não seremos responsabilizados pelo que não sabemos ou esquecemos. Que possamos todos buscar sempre o conhecimento, se Deus quiser, إن شاء الله.
Muito Bom!!!
ResponderExcluirAnna
Assalamu aleikum irmã !
ResponderExcluirMuito legal esse texto pois deixa bem claro que devemos depositar total confiança em Allah SWT e que algo que queremos poderá vir acontecer ou não somente com Sua anuência. Frequentemente ouço pessoas de outras religiões falarem " E Ele quer", assim como citado acima e acho um absurdo visto que jamais poderemos saber se Deus irá realizar nosso desejo.
Espero te ver em junho ansiosamente, inshaAllah ( Se Deus quiser)!!!
Mash´Allah!
ResponderExcluir
ResponderExcluirÓtima explicação! Gostei especialmente do comentário sobre o “E Ele quer” de muitos, que sempre combati.
Encontramos no Novo Testamento:
“E agora, vós os que dizeis: ‘hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e obtendo bons lucros.’ E, no entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de vapor que se vê por alguns instantes e depois logo se desfaz. Em vez de dizer: ‘Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’, vós vos jactais de vossas fanfarronadas! Ora, toda jactância desse gênero é má. Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”
Tiago 4.13-17
Gostaria de solicitar uma orientação. Reconheço não ser esse o espaço apropriado, mas não percebi outra opção. Tenho uma pergunta:
Existem correntes muçulmanas que acreditam na reencarnação?
Desde já, obrigado.