quarta-feira, 2 de maio de 2012

Por que dizemos "se Deus quiser" إن شاء الله?


بسم الله الرحمن الرحيم 
Em nome de Deus, O Clemente, O Misericordioso 

!السلام عليكم 
Que a paz esteja com vocês!

Uma das expressões que é sinônimo da devoção, confiança e submissão de um servo a Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, é "se Deus quiser" (إن شاء الله), inshaAllah. Isso porque quando, ao fazer qualquer plano, ter qualquer intenção futura, devemos acrescentá-la.

Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, ordena no Sagrado Alcorão:

وَلَا تَقُولَنَّ لِشَيْءٍ إِنِّي فَاعِلٌ ذَلِكَ غَداً

إِلَّا أَن يَشَاءَ اللَّهُ وَاذْكُر رَّبَّكَ إِذَا نَسِيتَ وَقُلْ  
عَسَى أَن يَهْدِيَنِ رَبِّي لِأَقْرَبَ مِنْ هَذَا رَشَداً


"E não digas a respeito de uma cousa: 'Por certo fá-la-ei, amanhã',

Exceto se acrescentares: 'Se Deus quiser! 'E lembra-te de teu Senhor, quando O esqueceres.
E dize: 'Quiça, meu Senhor me guie ao que é mais próximo que isso, em retidão'."

(A Sura da Caverna 23 - 24)

Ao obedecermos este mandamento não quer dizer somente que esperamos ter nossos planos realizados conforme o que planejamos, quer dizer que esperamos que nossos planos estejam de acordo com o desígnio de Deus    (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja. Desta forma, um muçulmano jamais deve acrescentar uma expressão que possa limitar ou contradizer a nossa confiança e submissão no Altissímo, como por exemplo ''e Ele quer''. Pois esta expressão limita seu significado a " Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, fará exatamente o que quero". Se confiamos no Senhor, sabemos que Ele fará o melhor para nós, porém pode não ser o que queremos. Além disso, esta expressão mostra a nossa arrogância. Quem somos nós para saber quais são os planos do Criador? E a arrogancia é  algo garvíssimo, como foi relatado pelo Profeta Muhammad     (صلى الله عليه و سلم):

"Desde que o homem persista em sua arrogância e altivez, será inscrito entre os déspotas e, por tanto, receberá o mesmo castigo que eles". (Tirmizi)

Quanto aos que esquecem: 

"E lembra-te de teu Senhor, quando O esqueceres.
E dize: 'Quiça, meu Senhor me guie ao que é mais próximo que isso, em retidão'."


Como sabemos, Deus (الله سبحانه و تعالى), exaltado seja, é misericordioso. Não seremos responsabilizados pelo que não sabemos ou esquecemos. Que possamos todos buscar sempre o conhecimento, se Deus quiser, إن شاء الله.



4 comentários:

  1. Assalamu aleikum irmã !
    Muito legal esse texto pois deixa bem claro que devemos depositar total confiança em Allah SWT e que algo que queremos poderá vir acontecer ou não somente com Sua anuência. Frequentemente ouço pessoas de outras religiões falarem " E Ele quer", assim como citado acima e acho um absurdo visto que jamais poderemos saber se Deus irá realizar nosso desejo.
    Espero te ver em junho ansiosamente, inshaAllah ( Se Deus quiser)!!!

    ResponderExcluir

  2. Ótima explicação! Gostei especialmente do comentário sobre o “E Ele quer” de muitos, que sempre combati.

    Encontramos no Novo Testamento:

    “E agora, vós os que dizeis: ‘hoje ou amanhã iremos a tal cidade, passaremos ali um ano, negociando e obtendo bons lucros.’ E, no entanto, não sabeis nem mesmo o que será da vossa vida amanhã! Com efeito, não passais de vapor que se vê por alguns instantes e depois logo se desfaz. Em vez de dizer: ‘Se o Senhor quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo’, vós vos jactais de vossas fanfarronadas! Ora, toda jactância desse gênero é má. Assim, aquele que sabe fazer o bem e não o faz, comete pecado.”

    Tiago 4.13-17

    Gostaria de solicitar uma orientação. Reconheço não ser esse o espaço apropriado, mas não percebi outra opção. Tenho uma pergunta:

    Existem correntes muçulmanas que acreditam na reencarnação?

    Desde já, obrigado.

    ResponderExcluir