domingo, 28 de novembro de 2010

Mais um dos (imensos e maravilhosos) significados do uso do Hijab

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso






As irmãs não devem mais lembrar quantos artigos sobre o uso do véu já leram ou viram postados. Realmente é um tema amplo, de muito significado e sem dúvida o que mais chama a atenção de olhares para as muçulmanas, principalmente em países como o Brasil, com costumes tão diferentes aos parâmetros religiosos e onde a comunidade muçulmana é menor.


Primeiramente devemos saber o que a religião diz sobre o véu. No Alcorão sagrado diz:


"Ó Profeta, dize a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos fiéis que (quando saírem) se cubram com as suas roupagens. Isso é mais adequado, para que sejam reconhecidas e não sejam molestadas. E Deus é Indulgente, Misericordiosíssimo." 33:59


Quando somos perguntadas sobre o uso do véu, muitas são as respostas que podemos dar. O mais importante é que isso é a nossa adoração e obediência a DEUS (louvado seja). Depois, dizemos “para que a mulher não seja cobiçada, desejada, etc”. Claro que todas as argumentações estão direcionadas à adoração. Pois bem, quando damos este tipo de resposta no Brasil, imediatamente a pessoa pode contestar, “mas mostrar o cabelo não faz ninguém ser desejada”. De certo modo isso não é um pensamento tolo. Levando em consideração onde vivemos, é óbvio. Neste caso, é importante esclarecer que o hijab faz parte de todo um comportamento.

Muitos são os esclarecimentos religiosos sobre o uso do véu, principalmente quanto ao fato da mulher preservar seus atrativos que culminam na sexualidade. Mas no Brasil, onde o tema sexual é tratado em vários meios, de forma abrangente e às vezes descontrolada, o fato de uma muçulmana andar sem o véu, provavelmente não seria motivo para um homem abordá-la com segundas intenções. Então isso quer dizer que o véu não é necessário no Brasil? De forma alguma! Muitas vezes não voltamos nossos olhos para todo o significado das palavras alcorânicas. DEUS (louvado seja), em Sua infinita sabedoria nos revela um versículo completo e numa das citações que fazem parte da Sua magnitude está “para que sejam reconhecidas e ...”. Não podemos nos esquecer de uma informação tão importante. Aqui não precisamos nos preocupar em sermos incomodadas com cantadas, insinuações, etc; o nosso papel é bem maior, é de sermos reconhecidas como servas do SENHOR e mostrar que nosso comportamento condiz com nossa modéstia. Além de tudo, isso mostra a importância da mulher na divulgação da religião.


Para uma muçulmana, ser reconhecida como tal, é motivo de orgulho. Muito mais do que um médico reconhecido em seu traje branco, um professor no seu jaleco claro ou um sargento em sua farda.


O significado do véu vai muito além do que se possa explicar em um artigo, muito mais do que se possa ser falado. Ele só pode ser sentido por aquelas que se dispõem e podem vivenciá-lo. Uma muçulmana que usa o véu deixa claro sua generosidade por decidir deixar de lado a vaidade de chamar a atenção de homens que poderiam cobiçá-la, de mulheres que poderiam olhar e desejar ter a aparencia de seu corpo; deixa claro sua paciência mesmo quando é abordada com bricadeiras de mau gosto e piadinhas; deixa claro sua confiança ao saber que assim é o jeito mais correto e benéfico de se vestir e principalmente deixa claro sua adoração exclusiva a DEUS (louvado seja), pois é por ELE e para ELE que o Hijab tem seu significado maior.


Que a paz esteja com vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário