domingo, 28 de novembro de 2010

Prestando vestibular e concursos

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم


Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso


Assalamu aleicum, irmãs!
Ao contrário do que alguns podem pensar, a mulher muçulmana tem seu direito garantido em relação ao estudo. Mais do que um direito, é uma obrigação um muçulmano é uma muçulmana buscarem conhecimento e qualquer tentativa de ímpedi-los constitui desobediência a DEUS (louvado seja).
Sendo assim, é natural que uma muçulmana, ao concluir o Ensino Médio, dê continuidade ao seus estudos. Para isso deve se preparar para o vestibular ou o Enem.
 
O que nos interessa aqui é o exato momento da prova. Geralmente os edtitais de provas e concursos trazem algumas especificações para a realização das provas, principalmente para evitar fraudes. Algumas dessas é sobre o que se pode levar para o local da prova e uso de acessórios como bonés, bandanas, etc. E as muçulmanas que usam o hijab?
 
Nem sempre os fiscais de concursos são orientados para o caso de haver uma muçulmana com hijab, uma freira com hábito, etc. Se considerarmos o contexto social e a falta de esclarecimento, não seria admirável ouvir "Você não pode fazer a prova com esse negócio" ou "Você terá que deixar a sala". Claro que nenhuma de nós queremos passar por isso. E acreditem, caso aconteça, o fiscal não estará necessariamente sendo discriminatório, preconceituoso ou algo do gênero. Pode ser que ele simplesmente não saiba o que fazer. É aí que entra o papel da muçulmana. Ela deve solicitar a presença de uma fiscal e explicar que esta pode acompanhá-la ao banheiro ou a uma sala. Quando estiverem no local adequado, a fiscal poderá verificar que não há uso de nada que possa prejudicar a realização da prova ou prejudicar os demais candidatos.
 
 

Hijab no estilo amira: bem prático!
Por isso, é recomendável que para ocasiões como vestibulares e concursos, a muçulmana esteja trajando o véu estilo amira por ser mais fácil de colocar.
 
Claro que a situação não deixa de ser constrangedora, mas é possível. Antes de mais nada, é necessário esclarecer que não é o comportamento da muçulmana que deve ser questionado, mas a possibilidade de alguém se passando por muçulmana, utilizar a vestimenta para usar um ponto eletrônico ou algo assim. A forma de abordagem de fiscais de prova pode facilitar ou piorar as coisas, mas cabe a nós ajudar a esclarecê-los. O impedimento da realização da prova pelo uso do hijab está fora de questão. Mas devemos lembrar que são situações em que as pessoas geralmente estão tensas, o mínimo de transtorno já pode prejudicar muito. Mas em tudo temos que confiar em DEUS (louvado seja). ELE nos dá discernimento para todas as situações.
 
Tal procedimento não é obrigação, é uma dica e é sempre bom facilitar. Já passei por situações assim, inclusive em aeroportos, mas graças a DEUS (louvado seja), as pessoas que me abordaram foram bem educadas e tudo foi bem rápido. No caso dos aeroportos, na última viagem soube que o procedimento de "revistar" as pessoas que trajam vestimenta religiosa (elas só pediam pra mostrar o cabelo, nem precisava retirar o véu, ergui-lo era suficiente), não é mais necessário. 
 
Bem, a dica está dada!

3 comentários:

  1. Assalamu 'alaykum, irmã!

    Sou caloura do curso de engenharia química. Ano passado passei por essa experiência do vestibular. Quando fui fazer a minha inscrição online, eu ví que tinha uma regra que dizia "é proíbido uso de cobertura de cabelo ou orelhas durante o período de prova". Eu liguei para o número do departamento de processo seletivo da universidade e expliquei a situação(do uso do hijab) com antecedência. O departamento fez uma reunião e acho melhor que eu fizesse a prova numa sala especial com uma fiscal mulher para que, no início, ela pudesse conferir se eu não tinha nenhum ponto eletrônico, sem o constrangimento de ter outras pessoas vendo. Minha mãe não gostou muito pois ela disse que eu deveria fazer numa sala normal como todos, mas considerando que eu já estaria nervosa, só por ser dia de vestibular, eu achei melhor fazer como o departamento decidiu. A fiscal já estava orientada sobre como proceder então foi super tranquilo. Alhamdulillah (",)

    ResponderExcluir
  2. levantou uma ótima questão mana, que eu acho que toda muçulmana pensa nisso! mash'Allah seu blog está lindo! beijoo te amo por Allah! (F)

    ResponderExcluir
  3. oi o meu nome n é anônimo sou Evarista (p quando alguma de vcs for mete o pau em mim ok?)além dos fiscais e as pessoas do departamento terem sido MEGAsimpáticos respeitando a sua religião sua mãe reclama garota??? ninguém...NINGUÉM nem cristã,nem judia e nem NINGUÉM deve levar mais que o necessário que geralmente é uma caneta esferográfica pde tinta preta e as vezes um lapiz e uma borracha!!!

    ResponderExcluir