sábado, 25 de dezembro de 2010

Do véu aos sapatos

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم

Assalamu alaykum!

 
Muitas pessoas me perguntam se não sinto calor com tanta roupa. Como a maioria não lembra mais das aulas de 5ª série, se espanta quando digo que não, que ao contrário, estou protegida.


Quem mora em Cuiabá, a maravilhosa capital de Mato Grosso, pode entender melhor o que estou falando. Lá é muito quente, com médias de 36ºc (quando está fresco) e de 40ºc a 45ºc (quando está quente), 38ºc é a média. Às vezes brinco chamando os trabalhadores que cuidam para manter nossas ruas limpas de “amigos”. Pois eles não diferem em nada da minha vestimenta. Se cobrem literalmente das cabeças aos pés para se protegerem do sol. Outra ilustração mais comum é a dos boias-frias.






Muçulmanos? Não. Dignos trabalhadores se protegendo do sol.

 Nem se eu sentisse tanto calor deixaria de usar o véu e a roupa adequada. Claro que ao saber escolher tecidos leves, me protejo dos raios do sol, que por não atingirem minha pele diretamente não fazem com que perca o líquido do meu corpo tão rapidamente. O importante é saber escolher o tecido. Não adianta estar com blusa de alcinha se o seu tecido é quente (aula de 5ª série).


Mas indo ao sentido do título, vejo que alguns, por falta de conhecimento ou até por preconceito, criticam as muçulmanas que usam o hijab, o véu e a vestimenta como recomenda a religião. O que é o calor diante de servir a DEUS (Louvado seja)? Acaso se ao servir ao SENHOR tivéssemos que passar fome deixaríamos de fazê-lo? Nada se compara ao valor de agradar a DEUS (louvado seja).


Comparo o compromisso de usar o véu com o uso do sapato salto alto. Só as mulheres que o usam sabem o esforço que pode exigir. Dores nas costas, nas pernas, nos dedos, joanetes... Pela vaidade muitas se submetem ao doce martírio he!he! E o que há de errado? Para muitas isso vale a pena porque estão seguindo um padrão de beleza. Junte a isso as roupas apertadas que não deixam engolir nem uma aceitona sem dar a sensação de que as costelas vão se partir. Mas vale a pena. Então por que que uma muçulmana que está disposta a usar o véu que lhe dá prazer e não martiriza estaria errada?


Com ou sem dor, pelo estilo, descer do salto, jamais!

A grande maioria das irmãs que me disseram que não usam o véu relacionaram isso ao tratamento das pessoas. As mesmas pessoas que ao descobrirem que são muçulmanas as criticam. Eu sou prova disso. Quando não usava o hijab muitas pessoas que não eram muçulmanas me falavam “você não é muçulmana, muçulmana de verdade usa o véu”. Tal declaração é um equívoco. Uma muçulmana não é “qualificada” por usar o véu ou não. Usá-lo é mais um passo na fé em servir a DEUS (louvado seja).

Então, com salto alto ou não, sempre de véu.


Que a paz esteja com vocês!





5 comentários:

  1. Querida,
    Assalamo aleikum!
    Continue postando, adoro a leveza com que você trata do uso do hijab!
    Bjinho
    Patricia

    ResponderExcluir
  2. Oi, Patrícia! Obrigada. Acho que é porque amo usar o hijab pelo significado religioso que ele tem pra mim. Fica com DEUS (louvado seja).

    ResponderExcluir
  3. "Junte a isso as roupas apertadas que não deixam engolir nem uma aceitona sem dar a sensação de que as costelas vão se partir. " eu gargalhei aqui mana!! hauahuhaaauha mto boa sua abordagem! Alla maik manuxa sempreee

    ResponderExcluir
  4. Assalamu 'alaykum irmã

    "Você não sente calor com essa roupa toda?" é uma pergunta s-u-p-e-r comum. Como você dise... Temos que aproveitar essa pergunta não só para falar que estamos nos protegendo do sol, mas para mostrar que, nos vestindo assim por Allah, teremos benefícios que compensam muito o calor. InshAllah

    Estou gostando muito do seu blog! Que Allah te abençoe.

    Allah Ma'aky!

    ResponderExcluir
  5. Assalamu aleikum irmã,

    Gostei muito de conhecer seu blog e da forma tranquila, até mesmo leve com que trata o uso do hijab.

    Acredito que a maioria das irmãs muçulmanas já deva ter passado por alguma situação não muito "confortável", mas a receita é realmente buscar em Allah[SWT], a maneira mais tranquila de lidar com determinadas situações e disernimento para saber quando usar a lei a nosso favor. Na maioria das vazes um sorriso e algumas poucas palavras são suficientes!

    Hoje em dia todos os meus documentos [identidade, carteira de habilitação, carteira de tabalho, etc.] já estão com fotos onde uso o hijab, isso realmente facilita bem as coisas.

    Parabéns pelo blog e de antemão saiba que serei sua leitora assídua!

    As´Salam,
    Rehaab Mabrouk

    ResponderExcluir