segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O perfume do homem, a maquiagem da mulher

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso
                                                             
السلام عليكم
Não há dúvida de que entre as figuras de homem e mulher no Islam, a da mulher é a que se destaca, seja por uma ideia preconceituosa ou despida de conhecimento de que não passamos de um bando de oprimidas em baixo de longas vestes, ou pelo fato de estas vestes serem motivo de admiração e respeito. Também não é inteligente negar que por si só a mulher chama mais atenção, principalmente pelo aspecto físico. Assim, durante anos, a lista de recomendações quanto ao comportamento feminino atingiu várias escalas, em vários aspectos sociais e religiosos mundo afora. Recomendações que nem sempre foram direcionadas ao homem, uma vez que a figura masculina não conseguia o destaque quanto ao aspecto físico como o sexo oposto.



No Alcorão sagrado pede-se que a mulher recate seu olhar e limite mostrar seus atrativos. Isso é de conhecimento de muitos e até alvo de críticas por pensarem que há regra somente para as mulheres. O Alcorão, como livro completo, não negligencia a posição do homem e estabelece regras para seu comportamento também.


 "E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos." (31:19)

De forma geral, o Livro Sagrado orienta a homens e mulheres serem moderados em suas atitudes e não se deixarem levar pela vaidade.


"E certo que prosperarão os fieis,
Que são humildes em suas orações,
Que desdenham a vaidade." (23:1 - 3)


 Na sociedade, a mulher sempre foi apontada como vaidosa por natureza. Os cuidados que são para manter a higiêne do corpo e que não têm o propósito de seduzir, não são considerados pecado, ainda que alguns contradigam esta ideia, o Islam trabalha com a permissão, mas é necessário evitar os exageros. Isso vale para homem e mulher. Se de um lado há que se "preocupar" com a maquiagem da mulher, para os homens também há cuidados a serem observados.  




O exagero no uso de perfumes ou o uso com a intenção de chamar a atenção, não são permitidos. Também é proibido ao homem usar roupas de seda e joias de ouro. Um dos motivos é porque o homem, ao sair mais às ruas, poderia atiçar a cobiça de ladrões. Como é preferível que a mulher saia acompanhada ou até porque é inadimissível que uma mulher seja agredida e não tenha o direito de sair em segurança, lhe é permitido o uso de joias de ouro ou de outro tipo de material de sua preferência. Mas no caso de nosso país, não vale a pena arriscar a pele, meninas! 

Quanto ao vestir, o homem também tem que ter cuidado. Sair exibindo o peito torneado ou a barriguinha calórica conquistada com muito esforço, nem pensar. A camiseta regata para sair exibindo os braços musculosos, pode deixar para usar em casa ou em caso de necessidade como trabalho, por exemplo. Não precisa se vestir como os tuaregues ou como um típico saudita; mas nada de exibição! 


Os tuaregues: o homem não mostra o rosto.


Nos dias atuais, o homem vem se preocupando cada vez mais com a imagem. As clínicas de estética e consultórios de cirurgia plástica, que eram exclusivos às mulheres, estão sendo “invadidos” pelos homens.  Os cuidados em boa medida têm sido elogiados por muitas “rivais”, enquanto há mulheres que pensam que é exagero, tipo, “quem quer roubar nosso lugar?”.
  
O espelho está fazendo novos amigos

Segundo o cirurgião plástico Sérgio Aluani, em entrevista à Isto É, o número de pacientes do sexo masculino em sua clínica já chegou a aumentar em 30%. O site, “maquiagemmasculina.com”  traz dicas para o metrossexual, mais conhecido como “o homem que apresenta grandes cuidados estéticos”.

No mundo em que a imagem conta cada vez mais, temos que ter prudência conforme nos instrui a religião, nem exagero e nem descuido.

Que a paz esteja com vocês!

A cara do primeiro brinde

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso
                                                             
السلام عليكم
Como prometido, confiram o priemiro material que será sorteado para o mês de janeiro. Como estamos no período de férias, o sorteio, إنشاء الله, se DEUS quiser, será no último dia de janeiro; porém a entrega do brinde poderá ser até o final de fevereiro. Estão concorrendo somente as pessoas que atenderem “as regras” do sorteio, segundo já postado.
Ainda não foi definida a forma do sorteio, estou pensando em alguma coisa que esteja aberta a participação de todos para que não haja dúvidas quanto a legitimidade. Além do sorteio aleatório, haverá um outro que é surpresa.
Participem!

Modelos exclusivos para o sorteio: conjunto com caneta, mini lapiseira e grafite com a estampa do blog

Que a paz esteja com vocês!

domingo, 23 de janeiro de 2011

Dicas de decoração

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم
Ter uma casa é uma benção de   الله DEUS (louvado seja). É nela que convivemos com os nossos e na maioria das vezes é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Nossa casa pode dizer muito sobre nós. Se chegamos em uma casa bem cuidada, arejada, por mais simples que seja, pode nos parecer acolhedora. Claro que o essencial não é a aparencia da casa, mas não podemos esquecer que a limpeza faz parte da religião muçulmana.  A aparência pode não ser essencial, porém, não podemos negar a sua importância.

Segundo o site IG, no Brasil, a nova classe média vem investindo muito além da casa própria, aquecendo o setor de decoração e móveis planejados. De olho nessa nova mania, a Caixa estendeu seu programa destinado à construção e reforma para a aquisição de móveis planejados, cujo valor mínimo do financiamento é de R$ 1000,00. Isso é uma pequena amostra de como a decoração de um imóvel vem tomando cada vez mais espaço.


Uma simples e bela decoração para banheiro



Uns dos modos mais simples de decoração são quadros e flores. Apesar das novas manias, duvido muito que as pessoas abram mão desses objetos para decoração, quando muito, podem inovar, mas deixá-los de lado, não.

Todo este cuidado é para deixar a casa cada vez mais a cara do dono. Geralmente, a decoração tem a ver com o que mais se gosta, o que mais agrada: novos designers, time do coração, artista preferido, etc.  

Aproveitando o assunto, vou dar algumas dicas de decoração de uma casa com o que mais agrada a nós, crentes: Adorar a الله DEUS (louvado seja). Pois nas coisas mais simples e em qualquer lugar podemos adora-Lo.  Em nossas casas isso deve ser constante, de várias maneiras. E por que não na decoração?

Primeiro, na casa de um muçulmano não pode haver quadros com desenhos que retratem fielmente a criação divina como pessoas, animais, plantas. Há sábios que dizem que as desenhos “desfigurados” são permitidos, mas é bom buscar as evidências na religião sobre o que é permitido. As fotos não devem estar expostas em quadros, nos lugares em que fazemos orações. Há os que dizem que se ficam em um cômodo reservado, não há problema. 

Alcorão 24:35


Para evitar contradições, há os adereços que são recomendáveis como quadros com o nome الله DEUS (louvado seja) ou nomes de seus atributos, trechos do Alcorão, os nomes dos profetas e orações. Outros adereços podem ser relógios em formas de mesquita, cristais, etc.


O relógio, por exemplo, pode ser encontrado no site  www.mosqueclock.com
  por 18 
£ , equivalente a R$ 30,00; com frete e a entrega é segura





O nome de DEUS sempre acima de todos


Réplica da Caaba


O nome de الله DEUS (louvado seja) deve estar no lugar mais alto, não deixe o Seu nome ao lado de nomes dos profetas, por exemplo. Nada é comparado a Ele.  




Ó humanos, adorai vosso Senhor, Que vos criou e aos que vieram antes de vós, de modo que sejam piedosos.  Aquele que vos fez da terra um leito e do céu um teto edificado, e fez descer do céu água, com a qual faz sair, dos frutos, sustento para vós.  Então, não façais semelhantes a DEUS, enquanto sabeis.” (Alcorão 2:21-22)

Há uma preferência em ter quadros com textos originais do Alcorão, em árabe; mas não importa o idioma, o nome e a palavra de الله DEUS (louvado seja) devem estar sempre preservados. Isso é como adoração e cuidado, uma oportunidade de praticar a Taqwa estar consciente da presença de Deus em todos os momentos”...
A partir de então, podemos caprichar na mobília, por mais simples que seja. O importante é que antes de qualquer bem material, nossos lares estejam cheios da presença e recordação de الله DEUS (louvado seja).

Que a paz esteja com vocês!

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Brindes no bolg!!!!

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم
إنشاء الله , se DEUS quiser,  a partir de janeiro, quem comentar no blog  estará concorrendo a brindes com os temas sobre o Islam, que serão sorteados no último dia de cada mês ou no primeiro dia possível do mês seguinte. O importante é que haja, no mínimo, um brinde referente a cada mês. Caso alguém não queira participar, pode simplesmente comentar as postagens. Para quem quiser participar do sorteio, independente de ser muçulmano ou não, no final do comentário escreva a palavra “salaam” (que quer dizer “paz”). 

Os nomes das pessoas sorteadas serão divulgados após cada sorteio e estas deverão entrar em contato pelo e-mail marie.laura@yahoo.com  para passarem as informações para o envio do brinde (Só valem endereços dentro do Brasil).

Os comentários podem ser sobre as postagens, sugestões, reclamações... Mas não esqueçam, a palavra para participar do sorteio é “salaam” no final do comentário. Espero ter esclarecido. Qualquer dúvida, deixem um comentário ou mandem um e-mail.

Seguem as fotos de um exemplo aproximado de como serão os brindes.


Imagens meramente ilustrativas.



Que a paz esteja com vocês!

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Não excomunguem a Glória Perez!

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم

Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم
Bem, com a volta da novela de Glória Perez, os comentários sobre o Islam voltaram com tudo. Algumas das pessoas que comentam não são muçulmanas e devem levar “O islã Segundo Glória Perez”, mas conhecido como “O Clone”, muito a sério. Se fosse um livro, poderia ser sagrado pra quem não quer seguir nada nem coisa alguma. Por outro lado, os muçulmanos tentam explicar que “aquilo nada tem a ver com o Islam

 Acompanhei os primeiros capítulos e fiquei me perguntando “de onde essa mulher tirou tanta bobagem?”. Mas não. Eu estava errada. O que vemos em “O Clone” não é um monte de bobagem. É simplismente uma novela!


Só nos primeiros capítulos se pode observar que em “ O islã Segundo Glória Perez”:


a mulher tem que apresentar prova de virgindade na noite de núpcias ( Aliás, essa regra vale também para quem for cigana nas novelas da autora. Alguém lembra de Dara & Igor, em “Explode Coração”?);


a primeira mulher manda nas outras, caso o marido venha a ter;


no Marrocos o homem pode se casar com mais de uma esposa;


o tio pode se esbofetear e se maldizer;


o tio pode bater no rosto da sobrinha;


o tio pode trancar a sobrinha no quarto porque ela o desobedeceu e dizer que ela vai viver ali até a morte;


o tio pode caluniar a sobrinha chamando-a de “suja” (leia-se, com o perdão da palavra, “vagabunda”);


a sobrinha tem que se casar com quem o tio escolher;


o dote da mulher pode ser um comércio entre seu tio e o noivo;


o dote da sobrinha tem que ser alto e em ouro;

a Jade pode levar 80 chibatadas se fugir de casa e sua prima ser devolvida pelo marido; 

etc.


Todas essas “regras” citadas acima, não fazem parte do Islam ou pelo menos, não como ordena a religião, e no caso do Marrocos, o casamento só pode ser monogâmico; mas, neste caso, vamos dar um desconto. Faz muito tempo que a novela foi escrita, talvez a lei seja recente e essa é uma novela de Glória Perez e ela pode ter a lei que quiser, o costume que quiser, mesmo tendo a Religião Muçulmana como cenário. Eu sei, eu sei que essas condutas da novela são contrárias à prática religiosa do Islam, mas gente, a culpa não é da autora, a culpa é das pessoas que vivem num país aspirante a integrar o primeiro mundo e pensam que novela é garantia de aquisição de conhecimento religioso, histórico, geográfico, etc. Novela é entretenimento e está passível de equívocos e passar (ou criar) informações desencontradas. O papel da autora de “O Clone” é produzir novelas que caiam no gosto popular e rendam ibope. Só isso. Já pensou se todo brasileiro em novela fosse retratado como é na realidade? O que seria do merchandising das roupas e dos carros de grife? Tudo poderia ser bem simplificado na novela, mas, e o romance? Como se contaria a história melosa? Agora, imagina se um aluno escrevesse num exercício ou avaliação que Cuiabá, capital de Mato Grosso, fica em Mato Grosso do Sul. Pois segundo a autora, na novela “América”, fica.


Ah, não excomungue a Glória Perez. Se é difícil pesquisar o nome de uma capital do país, imagina sobre uma religião tão imensa e completa como o Islam.


Que a paz esteja com vocês!


domingo, 2 de janeiro de 2011

Igualdade, nem sempre; equidade, sim!

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم
Não podemos negar que não é de hoje que o papel da mulher tem passado por verdadeiras transformações na sociedade. O Islam frequentemente é acusado de negar muitos direitos às mulheres. Tais afirmações partem, na maioria, de pessoas que não possuem o conhecimento básico sobre a religião e que por anos acompanharam as mais diversas dificuldades e falta de respeito sofridos pela mulher, pensando que em todo lugar e sociedade deve ser assim.


Muito antes dos diereitos humanos ou grupos feministas pensarem em existir, DEUS (louvado seja) já havia estabelecido o direito das mulheres à educação, ao divórcio, à herança, à proteção, à vida, ao direito de escolher com quem constituir suas famílias, etc. Como um exemplo, podemos observar abaixo:

“Aos filhos varões corresponde uma parte do que tenham deixado seus pais e parentes. Às mulheres também corresponde uma parte do que tenham deixado os pais e parentes, quer seja pequena, quer seja pouca ou muita, uma quantia determinada.” (4.7)

Estes direitos, entre outros, são ordens divinas e quando não são cumpridos, recaem em pecado por parte daqueles que os negligenciam. De canto a canto do mundo vemos que alguns esquecem as leis divinas. Pior pra eles!




Muito mais tarde, por volta do século XIX, o movimento feminista começava sua luta por garantir os direitos básicos das mulheres, ainda assim, tal movimento tinha a participação de mulheres com maior ascedencia social. Ao longo do tempo, este movimento começou a abranger os direitos das mulheres sem diferença de classe social ou raça.
O movimento feminista ganhou vida em meio a Revolução Francesa, quando a injustiça social do Antigo Regime foi denunciada pelo povo nas ruas. Com a Revolução foram proclamados os direito de “Liberdade, Igualdade e Fraternidade”.
Com as mudanças sociais e o avanço da modernidade me pergunto se a sociedade não perdeu ou desvalorizou o sentido da luta do grupo feminista que não veio para mostrar que a mulher é superior ao homem ou para igualar a fêmea ao macho quanto aos mesmos desejos, aspectos e realizações; mas, entre outros, para garantir a equidade em desejar, planejar e realizar. Hoje a mulher está inserida no mercado de trabalho, mas em muitos setores há a desigualdade do valor do trabalho, além de acabar na dupla, tripla e não sei mais quantas jornadas. Pois ao inserir a mulher no mercado de trabalho foi pensado em baratiar ainda mais a mão de obra e não para dar equitativas condições e justas recompensas. O que se esqueceu ao longo do tempo foi da valorização da mulher como ser humano, se esqueceu de que homens e mulheres podem ter tarefas específicas em muitas áreas e aspectos, e isso não quer dizer que um deve ser inferior ao outro. No Alcorão sagrado ainda diz:

“Os crentes e as crentes são protetores uns dos outros” ... (9.17)


Uma mulher não deve ser valorizada somente se passa 8 horas do seu dia dirigindo uma empresa, mas também se passa todo o dia em casa cuidando do seu bem-estar e de sua família. Não importa se ela é uma autônoma ou uma diretora de escola, se é uma estudante ou presidente do Brasil. Não é a função que dignifica a mulher, mas a mulher que dignifica tudo o que faz com a permissão do SENHOR.


DEUS (louvado seja) dotou o homem e a mulher com algumas capacidades que se coincidem e com outras que se diferenciam. Não podemos negar que poucas vezes o homem e a mulher poderão se equiparar em força física ou em sensibilidade, por exemplo, mas a união de ambos se torna perfeita; um precisa da diferença do outro para se completar, igualmente ambos podem compartilhar as semelhanças. Não há motivo nenhum em um se sentir superior ao outro.

 DEUS (louvado seja) diz no Alcorão sagrado:


“E harmonizai-vos entre elas, pois se as menosprezardes, podereis estar depreciando seres que DEUS dotou de muitas virtudes.” (4.19)



A virtude é algo dado à mulher por DEUS (louvado seja), porém , essa está perdendo a sua essencia na corrida por se igualar ao homem em tudo. “Se ele apronta por que não posso aprontar também?”. A imagem da mulher pulou do pedestal para cima da boquinha da garrafa. Se uma mulher exibe seu corpo no Carnaval com um pouco mais ou menos de roupa, vira polêmica; mas o fato dos números escancararem que o equivalente a 10 mulheres são mortas por dia no país, vira somente notícia policial. Só se deseja se igualar a algo quando o juga superior. Não me preocupo se um homem pode trocar tranquilamente o pneu de um carro. Isso não o torna melhor que a mulher. E se ela pode suportar a dor do parto, não a torna superior. Porém, temos os mesmos direitos quanto ao respeito, cidadania, educação, etc. Não é questão de ser melhor nem pior, mas diferente.


Segue abaixo um lindo poema.

O Homem e a Mulher
O homem é a mais elevada das criaturas; a mulher, o mais sublime dos ideais. 

Deus fez para o homem um trono; para a mulher fez um altar.

O trono exalta e o altar santifica.

O homem é cérebro; a mulher, coração.

O cérebro produz a luz; o coração produz amor.

A luz fecunda; o amor ressuscita.

O homem é o gênio, a mulher o anjo.

O gênio é imensurável; o anjo é indefinível.

A aspiração do homem é a suprema gloria; a aspiração da mulher é a virtude extrema.

A glória promove a grandeza e a virtude, a divindade.

O homem tem a supremacia; a mulher, a preferência.

A supremacia significa força; a preferência representa o direito.

O homem é forte pela razão; a mulher invencível pelas lágrimas.

A razão convence e as lágrimas comovem.

O homem é capaz de todos os heroísmos; a mulher, de todos os martírios.

O heroísmo enobrece e o martírio purifica.

O homem pensa e a mulher sonha.

Pensar é ter uma palavra no cérebro; sonhar é ter na fronte uma aureola.

O homem é a águia que voa; a mulher, o rouxinol que canta.

Voar é dominar o espaço e cantar é conquistar a alma.

Enfim o homem está colocado onde termina a terra; a mulher, onde começa o céu.

                                                           Victor Hugo