quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Não excomunguem a Glória Perez!

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم

Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso

السلام عليكم
Bem, com a volta da novela de Glória Perez, os comentários sobre o Islam voltaram com tudo. Algumas das pessoas que comentam não são muçulmanas e devem levar “O islã Segundo Glória Perez”, mas conhecido como “O Clone”, muito a sério. Se fosse um livro, poderia ser sagrado pra quem não quer seguir nada nem coisa alguma. Por outro lado, os muçulmanos tentam explicar que “aquilo nada tem a ver com o Islam

 Acompanhei os primeiros capítulos e fiquei me perguntando “de onde essa mulher tirou tanta bobagem?”. Mas não. Eu estava errada. O que vemos em “O Clone” não é um monte de bobagem. É simplismente uma novela!


Só nos primeiros capítulos se pode observar que em “ O islã Segundo Glória Perez”:


a mulher tem que apresentar prova de virgindade na noite de núpcias ( Aliás, essa regra vale também para quem for cigana nas novelas da autora. Alguém lembra de Dara & Igor, em “Explode Coração”?);


a primeira mulher manda nas outras, caso o marido venha a ter;


no Marrocos o homem pode se casar com mais de uma esposa;


o tio pode se esbofetear e se maldizer;


o tio pode bater no rosto da sobrinha;


o tio pode trancar a sobrinha no quarto porque ela o desobedeceu e dizer que ela vai viver ali até a morte;


o tio pode caluniar a sobrinha chamando-a de “suja” (leia-se, com o perdão da palavra, “vagabunda”);


a sobrinha tem que se casar com quem o tio escolher;


o dote da mulher pode ser um comércio entre seu tio e o noivo;


o dote da sobrinha tem que ser alto e em ouro;

a Jade pode levar 80 chibatadas se fugir de casa e sua prima ser devolvida pelo marido; 

etc.


Todas essas “regras” citadas acima, não fazem parte do Islam ou pelo menos, não como ordena a religião, e no caso do Marrocos, o casamento só pode ser monogâmico; mas, neste caso, vamos dar um desconto. Faz muito tempo que a novela foi escrita, talvez a lei seja recente e essa é uma novela de Glória Perez e ela pode ter a lei que quiser, o costume que quiser, mesmo tendo a Religião Muçulmana como cenário. Eu sei, eu sei que essas condutas da novela são contrárias à prática religiosa do Islam, mas gente, a culpa não é da autora, a culpa é das pessoas que vivem num país aspirante a integrar o primeiro mundo e pensam que novela é garantia de aquisição de conhecimento religioso, histórico, geográfico, etc. Novela é entretenimento e está passível de equívocos e passar (ou criar) informações desencontradas. O papel da autora de “O Clone” é produzir novelas que caiam no gosto popular e rendam ibope. Só isso. Já pensou se todo brasileiro em novela fosse retratado como é na realidade? O que seria do merchandising das roupas e dos carros de grife? Tudo poderia ser bem simplificado na novela, mas, e o romance? Como se contaria a história melosa? Agora, imagina se um aluno escrevesse num exercício ou avaliação que Cuiabá, capital de Mato Grosso, fica em Mato Grosso do Sul. Pois segundo a autora, na novela “América”, fica.


Ah, não excomungue a Glória Perez. Se é difícil pesquisar o nome de uma capital do país, imagina sobre uma religião tão imensa e completa como o Islam.


Que a paz esteja com vocês!


10 comentários:

  1. Salam Waleikom
    bem... a primeira vez q ouvi e vi alguma coisa sobre os Islã, e principalmente o Marrocos q eu amo, foi "via" Glória Perezmesmo. E me apaixonei. Foi a partir de então q mais coisas ficaram visíveis sobre a religião, os muçulmanos e Allah q ainda teve muita paciência por mais alguns anos até q eu já pudesse ver o Islã e os muçulmanos de verdade.
    Se já falaram "hare baba" pra mim na rua, na época do Caminho das Índias, pq agora não voltariam os comentários, não é mesmo? Entre uma coisa e outra, ainda teve a menina da malhação q estava se "ocidentalizando" e todos nós estivemos em mobilização geral...
    Se serviu para q eu pudesse "ver" o q nunca tinha visto ou ouvido até então sobre qq coisa além do Cristianismo, inshallah sirva a outras pessoas pra serem despertas e até para fazer uma brincadeirinha sem graça que nos dê a oportunidade de esclarecer... na época, eu nem tinha isso ou algúém q soubesse me dizer alguma coisa, com certeza, nem de tantos eteceteras q ainda vão ser mostrados, pq O Clone está só começando...
    Mas eu concordo literalmente com vc: é só uma novela, E SÓ PRA VARIAR È NA GLOBO, inédita quando passou e já vivíamos o Estado Islâmico... e em VIDEO-FALTA DE CRIATIVIDADE E REPRISE SEM PAGAMENTO DOS ARTISTAS, QUANDO É REPRISE- o tal VALE A PENA VER DE NOVO.
    Cheira muito, não só nessa situação, a algo tipo: a gente fala qq coisa, pq ninguém sabe nada e não quer saber mesmo, então, qq coisa é coisa... ao gosto e jeito da platéia.
    Seu blog tem outros temas tão bons quanto. Shukran tb por isso, mana.

    ResponderExcluir
  2. Assalamo aleikum,
    Tenho falado para as pessoas que me fazem perguntas baseadas em cenas da novela: A novela é uma obra de ficção e não tem compromisso com a realidade.
    A questão importante agora é a nossa participação em mostrar a realidade para quem se sentiu curioso sobre o assunto e pelo menos nisso a novela pode ter algum papel.
    Adoro seu blog e a leveza que você escreve, muito legal!!!!

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz por saber que, se não todos, pelo menos algumas pessoas vão em busca da verdade. Não sou muçulmana ainda, mas admiro muito o Islam, e tenho amigos muçulmanos, e é sempre bom saber que não sou a única a pensar dessa forma, ou seja, que a novela é só uma questão de marketing mesmo, sem nenhum compromisso com a verdade do Islamismo!
    Adorei seu blog!

    ResponderExcluir
  4. Assalamo Aleikum,
    ótimo post!

    Eu aqui no RJ já estou preparada com panfleto hihi, diversas pessoas param, a gente conversa, irmãs isso é mt bom.
    Essa semana só saí 2 vezez de casa e foi o suficiente para manter contato com tanta gente.

    Sou parada principalmente na rua :), ah e me orkut está bombando com pessoas me adicionando e perguntando detalhes e mais detalhes que eles ou elas reparam ao assistir a novela. Esse é o grande momento InshAllah de praticar a daw'a, então é isso, comentei o RJ, pois aqui as pessoas "GLOBAIS" vivem em torno desse canal, ^^ are baba e agora Ixalá (como ela pronuncia), mas vamos que vamos lindonas.

    Assalamo Aleikum.

    ResponderExcluir
  5. adorei muito legal mesmo maestraaa
    bju FRAn

    ResponderExcluir
  6. Salam wa Aleikum!

    Para mim foi uma das melhores novelas que a globo já teve se não a melhor. Realmente é uma novela e como toda novela há os exageros. Sou quase uma muçulmana, acredito em um só Deus e que Mohammed é o seu Profeta. Mas porque quase então? Por que tenho uma situação complicada diante da cultura onde vivo pra seguir corretamente as leis do Alcorão ou seja, de Deus.
    Quanto a Gloria Perez é a melhor autora de todos os tempos. E como ser humano ela é maravilhosa, a sigo no twitter e vejo a preocupação dela com humanindade. Assim como o autor Walcyr Carrasco.
    A novela O Clone pode trazer para o Brasil a oportunidade de nós muçulmanos esclarecerem e apresentarem a nossa religião e cultura do oriente médio.
    O que se passa na novela é como se é na Arabia Saudita por exemplo. Mas na época não era permitido gravar lá, nem sei se é até hoje. E pegaram Marrocos como cenário. Saiba: a Gloria não faz uma novela mostrando uma cultura diferente, sem que passe pelo menos 2 anos estudando a cultura daquele país, religião etc. Ela lê livros, conhece de perto cultura, passa mais ou menos um ano morando no determinado lugar. Depois faz a seleção de artistas e faz o mesmo com eles, para obterem conhecimento.
    O que há de errado são os exageros e ela mostra a visão que teve. Assim como uma pessoa de um determinado país tem a visão que no Brasil todo mundo anda nu, que só tem prostitutas, que é um país sem leis de transito (por morrer tanta gente), que comerciamos orgãos de pessoas extrangeiras etc.
    A Glória se repete, mas se você for ver a maioria das religiões se repetem, no fundo tem o mesmo propósito, a fé.
    Na época de Caminho das Índias por exemplo, as pessoas reclamavam porque ela só mostrava o lado bom da Índia, porque o cenário era lindo e não mostrava a pobreza que o país tinha.
    E te digo mais, só em mostrar para a cultura brasileira trechos sábios do Alcorão, isso já é uma vitória. Quantas pessoas se converteram na época e quantas irão se converter por causa da dita novela?
    E amooo esclarecer dúvidas, responder questionários e passar o lado certo sobre o Islam.

    Parabéns pelo blog

    Allah Maik

    ResponderExcluir
  7. Salaam, Jhennifer!
    Concordo com você. É claro que há um trabalho de pesquisa, mas nem tudo é levado às câmeras. Como é uma novela, tem que mostrar o que vai render, o que pode causar polêmica. A Glória Perez também não trabalha sozinha, claro que ela deve ter a noção do que é cultura e do que é religião, mas não dá pra ficar explicando isso, as pessoas que devem ter o cuidado de saber que novela tem seu papel, e por mais que inclua temas sociais, por exemplo, ainda é novela.
    Bem, você tem o mais importante do Islam. Confie em DEUS (louvado seja) que Ele é quem aprimora o que quer.
    Obrigada por participar.

    ResponderExcluir
  8. Miguel Jr. Brasilia DF
    Parabéns pela idéia de divulgar a religião muçulmana,admiro o islã e a fé de seus seguidores.
    Fique na paz e que DEUS seja louvado.

    ResponderExcluir
  9. Ramadan Kareem

    Gostei mto do seu blog. Interessante e explicativo. ja estou seguindo

    salam

    Criss

    ResponderExcluir
  10. Realmente Gloria Pérez tava errada. Cadê os homem bomba?

    ResponderExcluir