segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

O perfume do homem, a maquiagem da mulher

بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso
                                                             
السلام عليكم
Não há dúvida de que entre as figuras de homem e mulher no Islam, a da mulher é a que se destaca, seja por uma ideia preconceituosa ou despida de conhecimento de que não passamos de um bando de oprimidas em baixo de longas vestes, ou pelo fato de estas vestes serem motivo de admiração e respeito. Também não é inteligente negar que por si só a mulher chama mais atenção, principalmente pelo aspecto físico. Assim, durante anos, a lista de recomendações quanto ao comportamento feminino atingiu várias escalas, em vários aspectos sociais e religiosos mundo afora. Recomendações que nem sempre foram direcionadas ao homem, uma vez que a figura masculina não conseguia o destaque quanto ao aspecto físico como o sexo oposto.



No Alcorão sagrado pede-se que a mulher recate seu olhar e limite mostrar seus atrativos. Isso é de conhecimento de muitos e até alvo de críticas por pensarem que há regra somente para as mulheres. O Alcorão, como livro completo, não negligencia a posição do homem e estabelece regras para seu comportamento também.


 "E modera o teu andar e baixa a tua voz, porque o mais desagradável dos sons é o zurro dos asnos." (31:19)

De forma geral, o Livro Sagrado orienta a homens e mulheres serem moderados em suas atitudes e não se deixarem levar pela vaidade.


"E certo que prosperarão os fieis,
Que são humildes em suas orações,
Que desdenham a vaidade." (23:1 - 3)


 Na sociedade, a mulher sempre foi apontada como vaidosa por natureza. Os cuidados que são para manter a higiêne do corpo e que não têm o propósito de seduzir, não são considerados pecado, ainda que alguns contradigam esta ideia, o Islam trabalha com a permissão, mas é necessário evitar os exageros. Isso vale para homem e mulher. Se de um lado há que se "preocupar" com a maquiagem da mulher, para os homens também há cuidados a serem observados.  




O exagero no uso de perfumes ou o uso com a intenção de chamar a atenção, não são permitidos. Também é proibido ao homem usar roupas de seda e joias de ouro. Um dos motivos é porque o homem, ao sair mais às ruas, poderia atiçar a cobiça de ladrões. Como é preferível que a mulher saia acompanhada ou até porque é inadimissível que uma mulher seja agredida e não tenha o direito de sair em segurança, lhe é permitido o uso de joias de ouro ou de outro tipo de material de sua preferência. Mas no caso de nosso país, não vale a pena arriscar a pele, meninas! 

Quanto ao vestir, o homem também tem que ter cuidado. Sair exibindo o peito torneado ou a barriguinha calórica conquistada com muito esforço, nem pensar. A camiseta regata para sair exibindo os braços musculosos, pode deixar para usar em casa ou em caso de necessidade como trabalho, por exemplo. Não precisa se vestir como os tuaregues ou como um típico saudita; mas nada de exibição! 


Os tuaregues: o homem não mostra o rosto.


Nos dias atuais, o homem vem se preocupando cada vez mais com a imagem. As clínicas de estética e consultórios de cirurgia plástica, que eram exclusivos às mulheres, estão sendo “invadidos” pelos homens.  Os cuidados em boa medida têm sido elogiados por muitas “rivais”, enquanto há mulheres que pensam que é exagero, tipo, “quem quer roubar nosso lugar?”.
  
O espelho está fazendo novos amigos

Segundo o cirurgião plástico Sérgio Aluani, em entrevista à Isto É, o número de pacientes do sexo masculino em sua clínica já chegou a aumentar em 30%. O site, “maquiagemmasculina.com”  traz dicas para o metrossexual, mais conhecido como “o homem que apresenta grandes cuidados estéticos”.

No mundo em que a imagem conta cada vez mais, temos que ter prudência conforme nos instrui a religião, nem exagero e nem descuido.

Que a paz esteja com vocês!

9 comentários:

  1. ......PURO GLAMOUR.... PRATICIDADE PURA...

    SEGURANÇA DE BELEZA FEMININA

    A QUALQUER MOMENTO E EM QUALQUER COMPROMISSO SOCIAL OU PROFISSIONAL

    As AMPOLAS LIFTING COUP d´ECLAT DA FRANÇA AMENIZAM RAPIDAMENTE AS RUGAS DE EXPRESSÃO , DIMINUEM O CANSAÇO DO ROSTO E PODEM SER MISTURADAS À BASE DE MAQUIAGEM POR SEREM INCOLORES .


    VC VAI ADORAR...........................

    Não irritam a pele e são ate indicadas por dermatologistas para as rugas de expressão


    ESTUDOS DE EFICACIA MENSURÁVEL EM
    3 MINUTOS ,4 HORAS.,8 HORAS sem e COM MAQUIAGEM

    consulte os sites ( são sites técnicos e não de venda):
    asepta.com ( da França )
    asepta.com.br ( no Brasil )


    TER ESTE TIPO DE PRODUTO LEVE ( 1 GRAMA ) NA BOLSA ASSEGURA SEMPRE ESTARMOS PRONTAS PARA ATENDER ADEQUADAMENTE QUALQUER COMPROMISSO EMERGENCIAL INADIÁVEL COM TRANQUILIDADE E SERENIDADE.

    ResponderExcluir
  2. adorei o "o espelho está fazendo novos amigos" kkkk
    mana mto boa a postagem parabens!
    salamm

    ResponderExcluir
  3. Assalamu 'alaykum =]

    Isso mesmo irmã, Allah recomenda a modestia para as mulheres e para os homens. As regras vem em acordância com a natureza de cada um. E Allah é Justo!

    Salaam!

    ResponderExcluir
  4. Olá, amiga blogueira. Boa tarde.
    Agradeço a sua visita e o seu comentário. Já estive no blog da Maryanna e lá deixei também meu agradecimento e comentário sobre o comentário dela. Você me acha 85% islamita? Huuum... Meus textos são um tanto iconoclastas, sempre apoiados na disciplina História, não sou dado a seguir proibições (a não ser as previstas no Código Civil para não ser preso ou multado) e gosto de pensar pela minha cabeça. Creio que falta bem mais de 15% para eu ser considerado um bom islamita. Todavia, como disse no blog da Maryanna, tenho imenso respeito pelo Islã, que foi a Luz intelectual do mundo durante muitos séculos, na Idade Média. Tenho admiração pela obra de Averróis, um verdadeiro sábio.
    Mais uma vez, obrigado pela visita.
    Que a Paz esteja com você.

    ResponderExcluir
  5. Assalam waleykum

    Irma amei o alerta ao perfume dos homens, pois nao eh so porque eles podem sair por ai perfumados que devem exagerar. Acabam atraindo a atencao tanto quando se fosse o contrario com nos mulheres.

    Parabens, o conteudo do blog esta muito interessante!

    Maa salama

    "salam"

    ResponderExcluir
  6. Primeira vez que leio seu blog. Gostei muito.
    Salaam!

    ResponderExcluir
  7. eu tenho um namorado que e mulçumano e moro no Brasil.ele esta certo quando me pede pra vestir vestidos longos de mangas longas e lenços,sendo que aqui na minha cidade ninguem usa?

    ResponderExcluir
  8. Tambem namoro um muçulmano, mas ele nunca me pediu pra que eu me cubra, mas eu à muitos anos já preservo minha imagem, não ando quase sem roupa por ai. Mas todos os dias nos vemos pela webcam e ele pede pra ver como estou vestida.
    Eu conheci o Islã antes de conhece—lo.
    Ele é da Argélia, e vem ao Brasil conhecer a mim e minha família e vamos casar em seguida. Inshallah.
    Respeite o pedido do seu namorado. Ele quer proteger você!
    Se você não está pronta, se seu coração não está pronto para receber o Islã converse com ele, vá com calma, evite decotes, roupas curtas, ele não pode obriga—la a fazer o que não está preparada, isso vai partir de você, do que você acredita e quer para sua vida.

    ResponderExcluir