بِسْمِ اللهِ الرَّحْمَنِ الرَّحِيم
Em nome de DEUS, o Clemente, o Misericordioso
السلام عليكم
Ter uma casa é uma benção de الله DEUS (louvado seja). É nela que convivemos com os nossos e na maioria das vezes é onde passamos a maior parte do nosso tempo. Nossa casa pode dizer muito sobre nós. Se chegamos em uma casa bem cuidada, arejada, por mais simples que seja, pode nos parecer acolhedora. Claro que o essencial não é a aparencia da casa, mas não podemos esquecer que a limpeza faz parte da religião muçulmana. A aparência pode não ser essencial, porém, não podemos negar a sua importância.
Segundo o site IG, no Brasil, a nova classe média vem investindo muito além da casa própria, aquecendo o setor de decoração e móveis planejados. De olho nessa nova mania, a Caixa estendeu seu programa destinado à construção e reforma para a aquisição de móveis planejados, cujo valor mínimo do financiamento é de R$ 1000,00. Isso é uma pequena amostra de como a decoração de um imóvel vem tomando cada vez mais espaço.
Uns dos modos mais simples de decoração são quadros e flores. Apesar das novas manias, duvido muito que as pessoas abram mão desses objetos para decoração, quando muito, podem inovar, mas deixá-los de lado, não.
Todo este cuidado é para deixar a casa cada vez mais a cara do dono. Geralmente, a decoração tem a ver com o que mais se gosta, o que mais agrada: novos designers, time do coração, artista preferido, etc.
Aproveitando o assunto, vou dar algumas dicas de decoração de uma casa com o que mais agrada a nós, crentes: Adorar a الله DEUS (louvado seja). Pois nas coisas mais simples e em qualquer lugar podemos adora-Lo. Em nossas casas isso deve ser constante, de várias maneiras. E por que não na decoração?
Primeiro, na casa de um muçulmano não pode haver quadros com desenhos que retratem fielmente a criação divina como pessoas, animais, plantas. Há sábios que dizem que as desenhos “desfigurados” são permitidos, mas é bom buscar as evidências na religião sobre o que é permitido. As fotos não devem estar expostas em quadros, nos lugares em que fazemos orações. Há os que dizem que se ficam em um cômodo reservado, não há problema.
Alcorão 24:35 |
Para evitar contradições, há os adereços que são recomendáveis como quadros com o nome الله DEUS (louvado seja) ou nomes de seus atributos, trechos do Alcorão, os nomes dos profetas e orações. Outros adereços podem ser relógios em formas de mesquita, cristais, etc.
O relógio, por exemplo, pode ser encontrado no site www.mosqueclock.com por 18 £ , equivalente a R$ 30,00; com frete e a entrega é segura |
O nome de DEUS sempre acima de todos |
Réplica da Caaba |
O nome de الله DEUS (louvado seja) deve estar no lugar mais alto, não deixe o Seu nome ao lado de nomes dos profetas, por exemplo. Nada é comparado a Ele.
“Ó humanos, adorai vosso Senhor, Que vos criou e aos que vieram antes de vós, de modo que sejam piedosos. Aquele que vos fez da terra um leito e do céu um teto edificado, e fez descer do céu água, com a qual faz sair, dos frutos, sustento para vós. Então, não façais semelhantes a DEUS, enquanto sabeis.” (Alcorão 2:21-22)
Há uma preferência em ter quadros com textos originais do Alcorão, em árabe; mas não importa o idioma, o nome e a palavra de الله DEUS (louvado seja) devem estar sempre preservados. Isso é como adoração e cuidado, uma oportunidade de praticar a Taqwa “estar consciente da presença de Deus em todos os momentos”...
A partir de então, podemos caprichar na mobília, por mais simples que seja. O importante é que antes de qualquer bem material, nossos lares estejam cheios da presença e recordação de الله DEUS (louvado seja).
Que a paz esteja com vocês!
Assalamo aleikum! queria muito achar quadros com passagens do Alcorão, mas só encontro em sites fora do Brasil e não sei se são confiáveis. Tem algum lugar no Brasil que vende online? Bjinho pra vc, adoro seu blog!
ResponderExcluirSalaam!
Patricia
Walaykum salaam, Patrícia!
ResponderExcluirNo site www.islamicity.com você pode encontar quadros, cristais, etc. É um site seguro e a entrega não demora tanto. No Amazon você pode encontrar muitas coisas também.
Obrigada por participar. Ma salaamah!